Nesta vertente, quem não gostaria de visitar o verdadeiro Presépio de Belém, onde nasceu o menino? Quer sejamos mais ou menos católicos, este é um desejo de quem aprecia esta época festiva. Contudo, para quem gostaria de fazer a visita ao verdadeiro presépio e não pode, nada melhor do que visitar algo recriado à imagem do verdadeiro. E isso só poderá encontrar no Sabugal!
O município do Sabugal, à semelhança de anos anteriores, recriou o Presépio de Belém, mesmo no centro da cidade, que contém cerca de uma centena de figuras em cerâmica, ocupa uma área com cerca de 700 metros quadrados e foram utilizadas 500 toneladas de troncos de castanheiros, heras e musgos, entre outros materiais.
O evento foi apelidado de maior Presépio Natural, e a inauguração aconteceu esta quarta-feira, dia 7 de dezembro, e contou com a atuação do Coro Sénior do Centro Cultural da Guarda.
O Presépio Natural poderá ser visitado de 7 de dezembro a 8 de janeiro, todos os dias, das 8h30 às 23 horas. As portas do mercadinho de natal estão abertas desde hoje, e decorrerá de 7 a 11, de 16 a 18 e de 23 e 24 de dezembro, servindo de montra para a venda de produtos e de artesanato local.
Todo o evento conta com muita animação, incluindo ateliers de pinturas faciais, decorações natalícias, confeção de velas, sais de banho e ambientadores, prendas amigas do ambiente, contos de encantar, espetáculo circense e concerto de Natal.
O presépio natural é motivo de atracção turística, sendo que se perspectiva ser o maior do género a nível nacional. Outra das características peculiares do presépio é o facto da maioria da construção ter sido feita pelos funcionários municipais. Ou seja, a mão-de-obra é quase toda sabugalense.
O recinto natalício pode ser visitado até ao dia 11 de janeiro, e o conceito é que o próprio visitante faça parte do presépio e acabe por se tornar um figurante. A ideia agradará a miúdos e a graúdos…
Como Chegar
Alguns Contactos
Morada | Praça da República 1, 6320-339 Sabugal, Portugal |