No seu livro, The Blandys of Madeira, publicado em 2011, Marcus Binney refere: “A Casa Velha foi o primeiro hotel estalagem da Madeira, situado a 500m acima do nível do mar e inserido num dos mais belos jardins da ilha. O caminho empedrado até a casa atravessa um pequeno bosque até emergir numa clareira à sombra de magníficas árvores que são a imagem de marca dos jardins do Palheiro. O círculo de relva ao redor dos portões alberga uma enorme Árvore de Fogo da Nova Zelândia (Metrosídero) com múltiplos troncos.
Mal saímos do carro invade-nos um ambiente de simpatia informal. Um trilho calcetado bordeado por arbustos em flor e flanqueado à esquerda por uma ala de quartos que se abrem sobre um longo terraço que parece uma casa da plantação das Índias Ocidentais. Da porta da frente temos uma vista que atravessa o jardim. A escadaria acrescenta uma nota de grandeza, com lances condizentes de cada lado que nos levam aos quartos do primeiro piso. As portas abrem-se para um hall que atravessa a casa e que liga a biblioteca à sala de estar e de jantar. Uns meros degraus levam-nos até um pequeno terraço com mesas e cadeiras. O enorme relvado pinta-se de roxo na Primavera com pequenas flores Oxalis. À direita há outra ala de quartos com uma longa varanda. Mais além, o jardim estende-se em dois ligeiros desníveis, um dos quais tem um pequeno lago com peixes dourados e carpas Koi. A formalidade dos relvados é suavizada pelas árvores que dão sombra aos passeios. Ao fundo está outra enorme Árvore de Fogo e um pavilhão de chá novo que oferece alguns petiscos aos golfistas e visitantes do jardim. A Casa Velha foi decorada pela mão de Christina Blandy com cores frescas e bonitas. A sala de jantar tem um ar de plantação graças ao chão de tábua corrida e móveis em mogno. Foi aumentado de forma elegante com um Jardim de Inverno que retém as janelas exteriores originais para fornecer vistas interiores duma sala para a outra.
O hotel é membro da organização Relais & Châteaux e alberga 32 quartos e cinco suites, cada uma com estilo e personalidade singular. A sala de estar e o bar são confortáveis, com móveis muito bonitos e decorados com quadros a óleo com molduras douradas e gravuras e litografias da Madeira. Flores frescas colhidas no jardim dão cor e vitalidade ao espaço. O restaurante é altamente reconhecido e um merecido ponto de referência gourmet. Os hóspedes desfrutam do ambiente nocturno à luz de velas na elegante sala de jantar. O pequeno-almoço é servido no ensolarado Jardim de Inverno.
O Palheiro Spa, que fica a um curto passeio da recepção, tem disponível uma grande variedade de tratamentos e terapias de beleza. As instalações incluem uma piscina exterior e uma piscina interior aquecida, banho turco e sauna, além de um moderno ginásio que enaltece a experiência de bem-estar. Existe ao lado também um campo de ténis de piso rápido e os menos energéticos podem jogar croquet no relvado abaixo da propriedade.
O hotel ladeia os famosos Jardins do Palheiro e o campo do Palheiro Golf – um soberbo campo de 18 buracos par 72 com disposição Championship que oferece acesso privilegiado aos hóspedes da Casa Velha. O barco de pesca desportiva do hotel, “Balancal”, está disponível na marina do Funchal para excursões de pesca de alto-mar e passeios pela costa.
Alguns Contactos
Telefone | 00351 291 790 350 |
reservations.casavelha@palheiroestate.com | |
Website | http://www.casa-velha.com |