Ser campeão europeu acarretou para Portugal muito mais do que prestígio desportivo, este protagonismo vai trazer-nos mais visitantes e uma maior posição no “mapa” turístico. Quem o diz não sou eu, é mesmo o reconhecido jornal “The Telegraph”.
Segundo uma publicação feita pelo prestigiado jornal, existem no mínimo 22 motivos para conhecer o pequeno mas cultural Portugal. A primeira das razões para se deslocar até à “encosta sul” da Europa é para conhecer o Estádio Municipal do Braga. Este centro desportivo é referenciado no artigo devido à particularidade de ser esculpido na pedra, ou seja, é um estádio que não está totalmente fechado, uma singularidade muito engraçada para quem o visita.
A capital portuguesa também não poderia faltar, desta forma, é nos elucidado que a o lado histórico da cidade de Lisboa, juntamente com as suas igrejas e monumentos por vezes pouco contemplados são uma mais valia turística.
Mas como está em voga e não poderia faltar, a cidade do Porto é outra grande razão e um motivo mais que satisfatório para se deslocar até Portugal. No entanto, quem fala no Porto fala em Vinho do Porto e nas suas Caves, bem como no deslumbrante Rio Douro, que ainda se encontra em fase de descobrimento mas que o “The Telegraph” deixa rasgados elogios. Se pertence à faixa das pessoas mais “festeiras” não poderá perder o belo São João, que decorre sempre a 23 de junho na Invicta. O Porto realmente é bastante mencionado, mas a sua livraria, a Lello, famosa devido às histórias do mundialmente conhecido Harry Potter, é o grande mote da sua visita ao norte.
Como pode constatar motivos não lhe faltarão, mas dentro de todas estas razões existem ainda os tão famosos pasteis de nata, o fantástico tempo que normalmente se faz sentir no nosso país, ou a maravilhosa ilha da Madeira, também conhecida pelos mesmos motivos que este artigo, o futebol e o melhor jogador do Mundo, Cristiano Ronaldo.
Portugal vence a medalha de ouro de país a ser visitado devido a sermos um dos países europeus mais acessíveis monetariamente, ou por sermos o Rei das ondas e do Surf. Mas as praias não lhe ficam atrás, e já que estamos falar de grandiosidade, o referido jornal não se esqueceu de mencionar a “nossa” gigantesca Ponte Vasco da Gama como um motivo para visitar Portugal.
Mas fala ainda das nossa pérolas bem escondidas, os naturalmente bonitos Açores, as históricas cidades de Sintra, Guimarães e Évora. Nesta última cidade realçam a obrigatoriedade da visita à Capela dos Ossos.
A referência aos nossos faustosos hotéis espalhados por todo o território, a vida noturna que enche de brilho o nosso país e os únicos e inigualáveis bares de fado lisboetas são mais algumas das razões para fazer as malas e vir até cá.
O artigo publica termina com chave de ouro, ao serem incluídas como razões as Piscinas das Marés em Leça da Palmeira e o maravilhoso Museu de Serralves e os seus jardins.
Como pode ler, e quem sabe ver um dia, Portugal é muito mais que Fátima, Fado e o bem dito Futebol!