Os parcos 42Km2 de superfície são compensados pela concentração de pequenas belezas que proporcionam a quem visita Porto Santo um sentimento de conforto e bem-estar.
Sem a exuberância paisagística nem o frenesim cultural da Ilha da Madeira, à distância de cerca de 50 km, Porto Santo aposta na tranquilidade e no desacelerar do tempo. Ideal para férias em família ou para quem pretende apenas um tempo de descanso longe da rotina.
Levadas e Percursos Pedestres de Porto Santo
Porto Santo possuí dois percursos pedestres assinalados. O PS PR1 – Vereda do Pico Branco e Terra Chã e o PS PR2 – Vereda do Pico Castelo.
Porto Santo Golfe
Se é praticante de golfe saiba que Porto Santo possui desde Outubro de 2004 um campo de golfe, projetado por Severiano Ballesteros, que trouxe à ilha uma nova atração turística.
O campo prolonga-se entre a praia a Sul e as falésias a norte. Variedade paisagística que lhe confere grande beleza. Além do campo, o Club House do Porto Santo Golfe, integra 2 excelentes restaurantes, jacuzzi, sauna, entre outros serviços e infraestruturas.
Casa Colombo, Museu do Porto Santo
De entre os factos históricos mais relevantes da ilha, há a destacar a honra de ter sido habitada por Cristóvão Colombo, após o seu casamento com a filha de Bartolomeu Perestrelo, o primeiro Capitão-Donatário da ilha.
Foi durante esta estadia, numa casa que hoje é a Casa Museu, que o navegador preparou a viagem que o imortalizou aos olhos do mundo, a descoberta da América. Dos diversos objetos de grande interesse, como mapas, instrumentos de navegação e iluminuras, podemos apreciar também alguns objetos recolhidos do Galeão Slot ter Hooge que afundou na costa do Porto Santo no século XVII.
Ilhéu da Cal
O Ilhéu de Baixo ou da Cal separou-se da ilha principal,por fenómenos erosivos, há cerca de 12 mil anos. Nele podemos observar várias extensas galerias, de onde foram extraídas rochas calcárias, com cerca de 5 milhões de anos, que eram usadas para a indústria de fabrico da cal. No topo do ilhéu antigas construções de apoio a esta atividade transportam-nos para esse tempo.
Miradouro da Ponta da Calheta
A Ponta da Calheta, extremidade Sul da ilha, coincide com o extremo Oeste do extenso areal da Praia e encontra-se separada do Ilhéu de Baixo por um canal, com 400 metros de largura, o Boqueirão de Baixo. Daqui vislumbra-se os contornos rochosos da vizinha Ilha da Madeira.
Camacha e Fonte da Areia
A Fonte da Areia foi, noutros tempos, a principal fonte de água doce da povoação da Camacha, localizada a norte da ilha. Dizem os populares que a água desta fonte tem poderes curativos, tendo sido no passado engarrafada e vendida.
É um local tranquilo para um desfrutar de um piquenique. Pode descer através de um trilho até à praia.
História de Porto Santo
A ilha foi “descoberta” em 1418, curiosamente um ano antes da ilha da Madeira, pelos navegadores portugueses João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira.
Existem, no entanto, registos históricos que sugerem o facto de uma embarcação ter encontrado porto seguro nesta ilha, antes de 1418, depois de uma tempestade em alto mar. Acontecimento que terá dado à ilha o seu nome atual.
Como Chegar
Alguns Contactos
Morada | Aeroporto do Porto Santo (PXO), 9400-110, Portugal |