Almeida.
O Concelho de Almeida é um concelho português, pertencente ao Distrito da Guarda, com cerca de 517 km² de área. É composto por 16 freguesias onde habitam, no total, 7 242 habitantes.
O Concelho de Almeida partilha as fronteiras a norte com o Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, a leste com Espanha, a sul com o Concelho do Sabugal e a oeste com o Concelho da Guarda e com o Concelho de Pinhel.
Os contornos do atual concelho resultaram da junção, durante o século XIX, de três concelhos antigos e seculares: Almeida, Castelo Bom e Castelo Mendo… três vilas medievais fortificadas, hoje importantes pólos de interesse turístico do Concelho de Almeida.
O Concelho de Almeida localiza-se em plenas “Terras de Riba-Côa”. É um Concelho Raiano com carácter fronteiriço extremamente vincado, graças à sua confrontação a leste com Espanha, como foi já referido.
O território do Concelho de Almeida apresenta vários vestígios de presença humana desde o paleolítico. Estão identificados alguns núcleos castrejos da Idade do Bronze e do Ferro e a presença romana está bem documentada, mas é no período medieval, com especial destaque para a época da formação da nacionalidade, que o Concelho de Almeida se estrutura na linha evolutiva caracterizadora do território em causa. Esta evolução deve-se a dois factores fundamentais: a sua localização no limite fronteiriço do território português e a criação dos concelhos, como forma de garantir o povoamento da fronteira.
O Rio Côa constituiu durante um largo período temporal o limite dessa mesma fronteira entre o Reino de Leão e o território português, até que em 1297, com a assinatura do tratado de Alcanices durante o reinado de D. Dinis, se integram definitivamente os territórios a Este do Rio Côa em Portugal. Este avanço da linha de fronteira, vai condicionar o desenvolvimento futuro do território em causa, ganhando Almeida e castelo Bom uma importância estratégica em detrimento de Castelo Mendo, situado na margem esquerda do rio Côa.
O actual concelho de Almeida concentra em si a base de três concelhos criados na Idade Média. Almeida recebeu a carta de foral em 1296 por D. Dinis, que foi revogado em 1510 por D. Manuel I. Castelo Bom recebeu foral em 1296 pela mão do mesmo monarca, revogado também em 1510. Por fim, Castelo Mendo já detinha foral desde 1229 por iniciativa do Rei D. Sancho II, confirmado depois por D. Dinis em 1281 e revogado em 1510.
O Concelho de Castelo Mendo foi extinto em 1855 e o Concelho de Castelo Bom foi abolido com as reformas administrativas liberais em 1834. Mas o Concelho de Almeida, vai ainda absorver e perder área administrativa dos concelhos limítrofes.
Assim, em 1834 absorve as freguesias de Malpartida, Cinco Vilas e Reigada ao concelho de F. Castelo Rodrigo. Em 1883 anexa as freguesias da Malhada Sorda e Nave de Haver do extinto concelho de Vilar Maior. Em 1895 integra as freguesias de Miuzela, Parada, Porto Ovelha, do termo do Concelho do Sabugal, e Valverde do termo do concelho de Pinhel, mas perde nesse mesmo ano, para o concelho de F. Castelo Rodrigo as Cinco Vilas e a Reigada.
Eclesiasticamente, o território do concelho de Almeida faz parte do Bispado da Guarda, embora no passado tenha pertencido ao Bispado de Cidade Rodrigo, Lamego e Pinhel. No período do cisma do ocidente, em finais do século XIV, passou da Diocese de Cidade Rodrigo para a de Lamego, porque o Reino de Castela tinha aderido ao partido do Papa de Avinhão e Portugal tinha-se mantido fiel a Roma. Em 1770 foi criada por Clemente XIV a Diocese de Pinhel à qual se juntou Almeida, no entanto esta foi extinta em 1881 por Leão XIII, passando Almeida para a Diocese da Guarda.
No presente, a vila de Almeida é sede de concelho e situa-se numa zona planáltica, chamada Planalto das Mesas, a 2,5km da margem direita do rio Côa e a cerca de 7 Km da fronteira com Espanha. O Concelho de Almeida apresenta uma riqueza histórico/patrimonial assinalável, consolidada na existência de três centros históricos: as aldeias medievais de Castelo de Mendo e Castelo Bom e o núcleo histórico da vila de Almeida, delimitado pela sua fortaleza militar traçado abaluartado.
Fontes: Portal Municipal de Almeida, Wikipédia