Portalegre? Não sei muito bem qual o motivo mas sempre me senti atraído pelo Alentejo…
Não é que haja falta de razões para alguém se sentir empolgado com esta região… simplesmente não encontro nada nas minhas raízes que me explique este fascínio por ela…Talvez o facto de ser uma pessoa reservada e encontrar lá o sossego e a tranquilidade que necessito para o meu equilíbrio possa servir como razão… ou porque gosto de história… cultura… e de natureza… ou então apenas porque sou um fã das coentradas e das açordas…
Bem! Acho que me estou a dispersar um pouco do tema já que vim cá foi mesmo para falar desta cidade norte Alentejana denominada Portalegre.
Suba ao Castelo de Portalegre e espreite a cidade de uma outra perspetiva
Portalegre tornou-se cidade a 23 de maio de 1550. Foi elevada a esta categoria pelo Rei D. João III. É capital do distrito com o mesmo nome desde 18 de julho de 1835.
Talvez o cunho da época medieval seja o mais evidente nesta cidade, mas não é com certeza o único. A variedade arquitetónica é enorme e um passeio pelo centro histórico da cidade pode revelar-se surpreendente. Suba ao Castelo e espreite a cidade de uma outra perspetiva. Visite a Sé Catedral de Portalegre, o Museu Municipal e a Casa Museu José Régio… Descanse à sombra do centenário plátano cuja copa atinge os 111 metros de perímetro… Almoce num dos vários restaurantes da cidade e aprecie a mistura de tradição e modernidade…
Se é um amante da natureza e das atividades ao ar livre pode desfrutar da variedade da fauna e flora do Parque Natural da Serra de São Mamede. Faça os percursos pedestres sinalizados. Percurso Pedestre das Carreiras e Percurso Pedestre do Reguengo. Chegue ao pico da Serra de São Mamede e estará no ponto mais alto do Alentejo, com 1025 metros de elevação. Vai avistar para norte o Marvão e Castelo de Vide e para oeste, se tiver sorte com a visibilidade, o Oceano Atlântico.
Se visitar por altura dos Santos Populares divirta-se à noite nas ruas da cidade e aproveite para jantar uma bela sardinhada ou uns secretos de porco preto em coentrada… Bem! Tudo isto são só sugestões…
Quando voltar lá, porque vou voltar, o texto será outro mas o fascínio será o mesmo…
Como Chegar
Alguns Contactos
Morada | Portalegre, Portugal |