Ao longo de todos este anos, a Vila de Monsaraz, conseguiu preservar de uma forma quase imaculada, as características Medievais que lhe conferem uma identidade e carisma únicos entre as vilas portuguesas. É quase como uma viagem no tempo… somos transportados para época dos reis e das rainhas e imaginamo-nos noutra Era a deambular por aquelas ruas e vielas.
O Alentejo é rico em aldeias bem estimadas e cuidadas, caiadas de branco e aquecidas pelo sol quente que por lá raia. Mas locais com uma localização privilegiada como a de Monsaraz são poucos…
Aldeia Pitoresca com vista sufocante sobre o Alqueva
Pequena e pitoresca, Monsaraz confunde-se nas cores. Cercada bem lá no alto por planícies castanhas esverdeadas, a sua muralha circundante faz parecer uma aldeia mais forte e imponente. Ao subir às suas muralhas irá deslumbrar-se com a infinita mancha azul do Alqueva. Uma vista inebriante sobre um dos maiores espelho de água da europa. De perder o fôlego…
História e Património de Monsaraz
Em 1167, a aldeia pertencente ao concelho de Reguengos de Monsaraz, foi conquistada aos mouros. Após reconquista definitiva, em 1232, D. Sancho II doou a região à Ordem do Templo (aos Templários), para defesa e repovoamento.
Do património realçam-se as fortificações, a Igreja Matriz, construída no séc. XVI, o Castelo de Monsaraz, a Casa da Inquisição (umas das únicas no país) e o Pelourinho.
Monsaraz tem mais de 150 monumentos megalíticos, e as suas fortificações estão classificadas como Monumento Nacional desde 1946. A aldeia possui influências romanas, visigóticas, árabes, judaicas e cristãs.
Monsaraz virou as “costas” ao tempo e deixou-se ficar intemporalmente magnífica, quase perfeita. As muralhas que circundam a vila guardam uma povoação acolhedora (como todos os alentejanos), onde a luz ilumina os tradicionais lares destas gentes. Descobrir Monsaraz é viajar no tempo e conhecer mais da sua história.
Castelo e fortificação Medieval de Monsaraz
O repovoamento cristão de Monsaraz só se efetivou no reinado de Afonso III, quando o monarca lhe concedeu o primeiro foral, fixando os limites do concelho.
O núcleo primitivo do castelo, foi edificado nos anos que se seguiram, incluindo a torre de menagem, a matriz e o tribunal gótico, cujo interior alberga o fresco de O Bom e o Mau Juiz .
Durante as Guerras de Restauração, devido à proximidade de Monsaraz com o Guadiana e a fronteira espanhola, a Coroa mandou edificar uma nova fortaleza em redor da vila, utilizando o sistema franco-holandês, ou de Vauban.
O projeto da nova praça de armas foi desenhado pelos engenheiros franceses Nicolau de Langres e Jean Gillot (ESPANCA, 1975), e a edificação foi avançando significativamente, apesar de pontuais faltas de verbas.
Embora a planta do Forte de São Bento tivesse sido desenhada em forma estrelada, a morfologia do terreno onde se implanta levou a algumas alterações da planimetria. Com três baluartes, parapeito e uma cortina artificial, estendia-se em torno de toda a povoação, integrando no pano de muralhas a Ermida de São Bento.
A partir do século XIX, quando a sede de concelho foi transferida para Reguengos de Monsaraz, a fortificação ficou votada ao abandono, o que originou que alguns dos seus elementos ruíssem. No entanto a estrutura muralhada continua a predominar a paisagem urbanística da vila de Monsaraz.
Monsaraz Museu Aberto
A iniciativa “Monsaraz Museu Aberto”, organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz desde 1986, é uma iniciativa de cariz cultural que integra um conjunto de atividades ao ar livre, dentro das muralhas da vila. Exposições, concertos e roteiros gastronómicos são algumas das atividades que integram a agora “bienal cultural Monsaraz”.
A iniciativa “tem atingido elevados índices de notoriedade pela qualidade e diversidade da programação e pelo cenário arquitetónico e histórico que envolve o festival, considerado de referência no Alentejo e em Portugal.”
Observatório do Lago Alqueva (OLA)
O Observatório do Lago Alqueva OLA é o primeiro observatório astronómico na Reserva Dark Sky Alqueva e que acompanha curiosos da astronomia a conhecer o céu a olho nu, que facilita a astrofotografia para astrónomos amadores e que promove encontros, oficinas e conferências.
Próximo da vila de Monsaraz, no centro da Reserva Dark Sky Alqueva, a primeira reserva Dark Sky Tourism Destination, certificada pela Starlight Foundation e apoiada pela UNESCO e a UNWTO e o Instituto de Astrofísica das Canárias.
Longe dos grandes centros urbanos e da poluição luminosa, a região beneficia de uma média de 286 dias de céu limpo por ano. O OLA tem um vasto programa de atividades que agradará a turistas, famílias, escolas, astrónomos amadores e astrofotógrafos. Todos encontram aqui um local agradável onde se aprende mais sobre o Universo de forma descontraída.
Praia Fluvial e Centro Náutico de Monsaraz
A praia fluvial de Monsaraz fica situada no Centro Náutico de Monsaraz, a cerca de 4 kms da vila medieval de Monsaraz.
Esta é a primeira praia do grande lago Alqueva, um dos maiores lagos artificiais da Europa. “Mais três mil metros quadrados de areia e mais 380 lugares de estacionamento.” (Evasões)
Aqui os veraneantes têm uma estrutura flutuante (uma piscina de 100 metros quadrados), com zona para crianças, adultos e solário. Garantidos estão também os nadadores salvadores, posto médico, duches, chuveiro duplo com lava-pés e rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade.
Os visitantes têm à disposição um bar e restaurante, assim como um parque infantil, zona de merendas e rampa para acesso dos barcos à água.
A praia, que detém as classificações de Praia Acessível e de Praia Saudável, conquistou também a bandeira azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa.
Turismo em Espaço Rural
De aspeto rústico e cuidado, também as dormidas por cá são acolhedoras e bonitas. No centro da aldeia e muito próximo do Castelo de Monsaraz tem o Turismo de habitação Dom Nuno. Casa tipicamente alentejana, com os ornamentos interiores muito alentejanos, dispõe de um espaço exterior reconfortante e com uma vista deliciosa sobre as planícies. De fazer sonhar qualquer um!
Se preferir um local fora do centro da aldeia, poderá optar pelo turismo em espaço rural Bio-Oásis de Monsaraz. Assim contemplará o castelo e aldeia de Monsaraz a qualquer momento. Local calmo e aprazível, fará com que descanse e aproveite a calma alentejana.
Como Chegar
Alguns Contactos
Morada | Largo Dom Nuno Álvares Pereira 5, 7200-175, Portugal |