Sensivelmente a meio da ilha de Tavira, próxima à aldeia de Pedras D’el Rei e, a cerca de 1.5km de distância da estrada principal, encontramos a fascinante Praia do Barril.
A Praia do Barril, Tavira
A Praia do Barril faz parte do Parque Natural da Ria Formosa e pertence ao sistema de ilhas denominadas ilha-barreira.
A longa extensão de areia fina e branca prolonga-se para nordeste até à Praia da Ilha de Tavira e para sudoeste até à praia nudista.
A Praia do Barril é desde 1987 praia de Bandeira Azul. Distingue-se pela beleza natural e águas tranquilas, pela limpeza, pela qualidade da água e das infraestruturas de apoio (serviços de limpeza, de segurança e de informação aos utentes) que a transformam numa das melhores praias do país.
A antiga comunidade de pesca de atum
Na proximidade da Praia do Barril, erguia-se em tempos passados, uma pequena aldeia de pescadores. A antiga comunidade piscatória albergou até aos anos 60, época em que foi abandonada, cerca de 80 famílias, durante a época da pesca do atum.
Fotos de PhotoArch
As pequenas casas foram restauradas e algumas foram convertidas em restaurantes e outras estruturas de apoio à praia.
O Cemitério das Âncoras da Praia do Barril
Erguido ao longo dos anos, tal e qual um memorial dramático do declínio da frota pesqueira local, encontramos o comummente designado cemitério das Âncoras.
São dezenas de antigas âncoras dos barcos de pesca que foram alinhadas ao longo das dunas, no limite da praia. O ambiente teatral criado transporta quem visita para o passado, levando-nos a fantasiar sobre o que por ali terá acontecido.
As âncoras foram também utilizadas para manter as redes de pesca em posição, formando enormes labirintos subaquáticos, que funcionavam como um funil encaminhando os atuns para as redes de captura.
O Cemitério das Âncoras, conjuntamente com o Comboio, conferem a esta praia uma personalidade característica e única entre as praias portuguesas.
O Comboio – Pouca Terra, Pouca Terra, U-uuu!
Sim… é verdade… Pode chegar à Praia do Barril indo a pé ou utilizando o comboio.
A ligar a praia ao continente existe uma pequena ferrovia, dantes utilizada pelos pescadores para o transporte de mercadorias entre a comunidade e a estrada principal.
Esta ferrovia foi convertida, e além de ser um meio de acesso à praia, é também uma atração turística bastante popular.
Proporciona aos visitantes uma experiência engraçada e simultaneamente facilita a vida a quem tem mais dificuldades de mobilidade. O bilhete de ida e volta tem um custo de cerca €2.00.
A viagem é de apenas 1km. Se preferir ir a pé o trajeto é um pouco mais agreste, mas em compensação pode melhor observar a grande variedade de espécies animais e vegetais.
Percurso Pedestre Trilho da Praia do Barril
O Trilho do Barril é composto por 6 Estações de Observação. O percurso de cerca de 2 kms, permite a observação de diferentes habitats e de espécies de fauna e flora que são parte integrante da zona húmida do Parque Natural da Ria Formosa.
Fauna e Flora
Na travessia do sapal, e durante a baixa-mar, pode observar uma espécie de caranguejo, a Boca Cava-Terra (Uca tangeri), assim como algumas aves aquáticas, tal como o Perna-longa (Himantopus himantopus).
Ao longo do sistema dunar podemos encontrar espécies de vegetação como a Aetheorhiza bulbosa, a Ammophila arenaria (estorno), a Anagallis monelli, a Armeria pungens (Armeria) e a Eryngium maritimum (cardo marítimo).
Alojamento e Restauração
Existem alguns restaurantes junto à praiaperto da Praia do Barril. O peixe fresco é rei por estas bandas, a par do bacalhau.
Existem também várias opções de alojamento nas proximidades da praia. Em Tavira ou em Cabanas de Tavira.
Como Chegar
Alguns Contactos
Morada | Praia do Barril, Tavira, Portugal |