Além da água cristalina e do ar puro podemos encontrar no Vale do Rossim todos os condimentos necessários para um dia bem passado… ou um fim-de-semana… ou o tempo que entendermos…
Esta lagoa artificial, construída na Linha de Água da Ribeira da Fervença, foi concluída em 1956 e permitiu que fossem criadas à sua volta um conjunto de condições que transformam este sítio numa das melhores zonas de lazer em toda a Serra da Estrela.
Ao longo dos anos têm sido criadas e melhoradas as infraestruturas circundantes. Existe um Restaurante, um Bar e o Parque de Campismo foi modernizado recentemente (Vale do Rossim Eco Resort). Há ainda a possibilidade de prática de desportos aquáticos e/ou radicais.
Em Agosto o “Vale do Rossim” transforma-se num ponto de romagem com muita gente à procura da frescura da água da lagoa. Pessoalmente gosto de visitá-lo em épocas menos movimentadas… em que posso desfrutar de alguns sons que só a tranquilidade possibilita. Se gosta de fotografia visite-o também no Inverno.
É um excelente sítio para caminhadas… Eu aconselho uma volta completa ao espelho de água e se ainda se sentir em forma pode sempre optar por uma visita ao Lagoacho (cerca de 4 Km). É importante levar calçado adequado e uma reserva de água.
Os praticantes de pesca desportiva pode pescar truta fário, trutas arcoíris e perca sol na lagoa do vale do rossim. Devem ter em atenção que a pesca neste local está sujeita a regulamentação especial que deve ser consultada no site do ICNF. O local é também interessante para os observadores de aves.
Latitude: 40.3997487 | Longitude: -7.5854236
O “Vale do Rossim” fica situado nas Penhas Douradas no Concelho de Gouveia. Equidista cerca de 20 Km de Gouveia, de Seia e de Manteigas. Aproveite para Explorar as Penhas Douradas. Vai encontrar algumas construções peculiares e paisagens de cortar a respiração.
Como Chegar
Alguns Contactos
Morada | Vale do Rossim, Vale do Rossim, Portugal |