A Gastronomia do Pico é rica e variada. Nesta ilha dos Açores os peixes e mariscos são as estrelas mas a carne o vinho e o queijo vão surpreende-lo.
Gastronomia do Pico – Produtos Principais
Produtos do Mar
Os crustáceos como a lagosta, o cavaco e o caranguejo… os moluscos, como as lapas e as cracas, as lulas e os polvos servem de base a variados pratos… entre os peixes destacam-se espécies como a abrótea, o chicharro, a moreia, a veja, o írio, a salema, o cherne, a garoupa e o espadarte.
Vinho, aguardente e licores
Falar do vinho do Pico, é sinónimo de orgulho por estas bandas. Terra de tradição vínica, no Pico produzem-se vinhos brancos, tintos e rosé bastante apreciados em todo o Arquipélago.
Aos poucos, tenta-se recuperar o prestígio do vinho proveniente da casta verdelho, melhorando a produção e inovando nos produtos. “Basalto”, “Lajido” e “Terras de Lava” são designações de vinhos do Pico que remetem para uma relação homem-natureza que a ilha muito preza.
A Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, na Areia Larga concentra a produção local, já baseada em novas castas, e pode ser visitada. As aguardentes de figo e de nêspera também têm adeptos e ainda se conseguem encontrar velhos alambiques de cobre a funcionar. A angelica e os licores de frutos são propostas mais doces.
Fruta, mel e queijo
A ilha sempre foi grande produtora de fruta, sendo afamado o figo, de interior vermelho vivo. O mel produzido com a flor do incenso e o Queijo do Pico – DOP, um queijo de leite de vaca de pasta mole muito apreciado, completam a lista de preciosidades da Gastronomia do Pico.
Carne
As carnes de bovino e suíno encontram-se presentes em pratos da culinária regional como “molha de carne à moda do Pico”, “torresmos”, “linguiças” e “morcelas”. Destacam-se ainda os queijos, produzidos a partir do leite de vaca. São consumidos com vinho verdelho, vinho de cheiro ou outros produzidos localmente e pão de massa sovada.
Gastronomia do Pico – Alguns dos melhores restaurantes
Um pouco por toda a ilha pode encontrar restaurantes típicos com enorme qualidade. Deixamos aqui como referência alguns exemplos:
Restaurante Magma
O Magma é um restaurante integrado no Resort turístico Lavahomes, criado para fornecer o serviço de restauração aos seus hóspedes mas também aberto ao público em geral.
É um restaurante caseiro, com pessoas habituadas a confecionar comida caseira. Tem uma ementa variada, com um prato regional típico do Pico em cada dia da semana – Lapas, Linguiça e Morcela fritas ou Favas das Festas como entrada, à Molha de Carne aos Torresmos de Porco, passando pelo Polvo guisado em vinho tinto ou a Feijoada assada no forno e ainda a Albacora no forno para pratos principais. Essa ementa permite ao viajante provar iguarias, confecionadas por quem sabe bem. Além disso o viajante pode provar também alguns pratos diferentes, como a Sopa Rica de Peixe à moda de Aveiro, um Linguine (pasta) com camarão com molho cremoso de tomate, e os já famosos muito tenros bifes com molho de Verdelho ou com molho de Mel de Incenso, para dar alternativa de escolha ao turista e para satisfazer a curiosidade do paladar das pessoas de cá.
Restaurante Ancoradouro
Fica situado na freguesia da Madalena e é dono de uma fantástica vista sobre a Ilha do Faial, do outro lado do canal. O restaurante dispõe de uma sala espaçosa e de uma esplanada ideal para ver o mar.
O polvo, os bifes de atum ou as cataplanas são alguns dos pratos a ter em consideração por quem visita o Ancoradouro.
Cella Bar
Já lhe chamaram o “bar mais bonito do mundo”. Já venceu o “‘óscar” internacional de edifício do ano (2016).
Visite este “dorso de uma baleia em madeira, harmoniosamente colada a um edifício tradicional” e teste as tapas e a garrafeira.
Casa Âncora
O restaurante “Casa Âncora”, sob a gerência do casal russo Pável e Marina, apresenta-se como um espaço acolhedor com uma magnífica vista sobre a baía do Cais do Pico.
Quem visita este espaço pode usufruir, além do edifício principal, da eira adjacente que se situa do outro lado da rua, mesmo sobre o mar.
A ementa tem em destaque os produtos locais e foi idealizada por Timur Abuzyarov, um chef moscovita que trabalhou com chefs de renome nos melhores restaurantes de Paris, Cannes, Copenhaga e Moscovo
Os pratos confecionados seguem princípios de apresentação cuidadosa e artística, produzidos com produtos da mais alta qualidade.
A tasca O Petisca
Foi a primeira casa de Petiscos da Ilha do Pico. É algo de que os proprietários se orgulham, que os engrandece e que os colocou num mapa cada vez mais escrutinado por quem visita e decide onde comer.
Do Petisco surgiu uma proximidade com o cliente, o explicar o que é, como é, de onde é. Tirar o tempo para abrir um pouco mais as portas entre o cliente e a casa, e sem os negativismos associados ao termo, abraçar o conceito de Tasca. Surgindo então a Tasca “o Petisca”.
O Sabor a Tradição mantém-se, os donos também. Alguns dos clientes definem o restaurante com “Excelente restaurante, comida típica da região com muita qualidade. Staff muito atencioso e os proprietários são ótimos anfitriões.”