Close Menu
  • Home
  • Blogue
  • Contactos
  • O Que Procura?
    • Alojamento
    • Cidades e Vilas
    • Gastronomia e Vinhos
    • Património Edificado
    • Património Natural
    • Património Religioso
    • Restauração
    • Roteiros e Percursos
Facebook X (Twitter) Instagram
Feeling Portugal
  • Home
  • Blogue
  • Contactos
  • O Que Procura?
    • Alojamento
    • Cidades e Vilas
    • Gastronomia e Vinhos
    • Património Edificado
    • Património Natural
    • Património Religioso
    • Restauração
    • Roteiros e Percursos
Facebook
Feeling Portugal
Home»Cidades e Vilas»Évora, a cidade museu
Cidades e Vilas

Évora, a cidade museu

By Mariana Sousa8 Maio, 2018Updated:11 Janeiro, 20243 Mins Read
Templo de Diana
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

Não é por acaso que a designação de museu seja empregue a esta cidade, isto porque falamos de um local que é Património Mundial da Unesco desde 1986.

O fascínio por Évora é despoletado pela encanto tradicional que o centro histórico emana, e pela longa história que se vai descobrindo ao fazer passeios pelas suas calçadas e ruas estreitas.

Património de Évora

O deslumbramento inicia-se à entrada do centro de Évora, com as imponentes muralhas a guardar quem cá vive, mas  ficará igualmente encantado com os vestígios dos tempos dos romanos, edifícios medievais, palácios e conventos que são provas da era dourada de Portugal (séculos XV e XVI).

“O seu património arquitetónico e artístico é tão omnipresente e impressivo que, por si só, guia os passos de quem gosta de caminhar sem rumo: do romano ao neoclássico, passando pelo gótico e pelas várias expressões do manuelino, da renascença e do barroco, todas as épocas da história estão documentadas com obras que nos enchem os olhos e a alma. Referindo só o essencial, precisará de algumas horas para visitar o Templo Romano, a Catedral de Santa Maria, a Igreja de S. Francisco e a Capela dos Ossos, o Palácio D. Manuel, a Ermida de S. Brás, o Mirante da Casa Cordovil, a Janela manuelina da Casa de Garcia de Resende, o antigo Colégio do Espírito Santo, atual Universidade, a Igreja da Misericórdia, a Praça do Giraldo e o Teatro Garcia de Resende.” (Visit Alentejo)

Pixabay
Praça do Giraldo

Capital Europeia da Cultura em 2027

A cidade de Évora anunciou oficialmente, em novembro do ano passado, em Paris, França, intenção de se candidatar a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Os promotores da candidatura de Évora estão a preparar o processo e só mais tarde será decidida a sua concretização, estando a decisão sobre a Capital Europeia da Cultura em 2027 prevista para cinco anos antes, em 2022.

Gastronomia alentejana em Évora

Na grande maioria dos restaurantes de Évora, a gastronomia alentejana é rainha. Grande parte da comida alentejana tradicional que se come em Évora é comum às restantes zonas do Alentejo. Mas há bastantes pratos típicos do distrito que pode provar, quase exclusivamente, nos restaurantes de Évora.

Produtos e pratos do distrito de Évora

Queijo de Évora – DOP

O queijo de Évora é curado, de pasta dura ou semi-dura e com cor ligeiramente amarelada. A forma é tradicional do Alentejo, circular e de dimensões reduzidas. A sua classificação tem a designação comum DOP (Denominação de Origem Protegida).

Vinhos – DOC

No Alentejo, existem 8 sub-regiões que produzem vinho alentejano. A Região de Turismo de Évora engloba 5 destas sub-regiões vitivinícolas de vinho DOC (Denominação de Origem Controlada). Mesmo perto da cidade, a produção é feita pela premiada Adega da Cartuxa, com os vinhos Pêra Manca, Cartuxa e Monte dos Pinheiros.

Gastronomia Alentejana tradicional em Évora

Existem vários partos alentejano que são sempre obrigatórios na mesa de um turista, falamos-lhe da açorda, do gaspacho e da sopa de tomate, bem como as carnes de caça, grelhadas, ensopadas ou no forno. Mas um dos ex-libris alentejanos é sem sombras de dúvida as maravilhosas migas de todos os géneros e feitios.

E a parte predilecta disto tudo são os doces… Região e cidade riquíssimas em doçaria, em Évora a especialidade são as queijadas e o Torreão Real de Évora. Mas é impensável sair do Alentejo sem provar as Tibornas ou a famosa sericaia!

 

Como Chegar

Alguns Contactos

Morada Praça do Giraldo 6, 7000-661 Évora, Portugal
Alentejo Évora Gastronomia Património Mundial da Unesco
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Previous ArticleA distinta e histórica cidade de Trancoso
Next Article Linhares da Beira, imponente e bucólica…

Artigos Relacionados

Raimundo António de Bulhão Pato

Read More

Bacalhau à Gomes de Sá, um poema em cada garfada

Read More

Míscaros 2022 – Festival do Cogumelo de Alcaide

Read More
Leave A Reply Cancel Reply

Publicidade
Artigos Recentes
Roteiros e Percursos

Rota do Penedo dos Mouros – PR3 GVA – Arcozelo da Serra – Gouveia

20 Janeiro, 2024

Coimbra, a eterna capital de Portugal

15 Janeiro, 2024

Raimundo António de Bulhão Pato

12 Janeiro, 2024

Mosteiro de Alcobaça: Uma Jornada pelo Esplendor do Passado

10 Janeiro, 2024
Publicidade
Proprietário
We Feel Portugal Lda.
Apoio ao Utilizador
  • Colaborar no Projeto Feeling Portugal
Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições de Colaboração e Utilização
Facebook
© 2025 We Feel Portugal

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.